Como se prevenir contra o Coronavírus no ambiente de trabalho

- Data:mar 10, 2020
- Autor:Fernanda Souza
- Palavras-chaves:comunicado, coronavirus, dicas, higiene, importante, prevenção, proteção, virus
- Categoria:Dicas, Post
O ambiente de trabalho muitas vezes é um ambiente com grande potencial para a multiplicação de vírus, como o coronavírus, isso porque é um local onde as pessoas estão em constante contato com outras e compartilhando de vários objetos, como equipamentos e até documentos, materiais esse que pode alojar o vírus por horas, mas calma, temos como prevenir que isto aconteça tomando algumas providências:
Cuidados com a estação de trabalho:
- Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser limpos com pano e desinfetante regularmente.
- Se possível e em caso de surto, incitar o trabalho remoto ( home office) auxilia a evitar contatos desnecessários. Fora isso, os funcionários deixam de usar o transporte público, onde há grandes aglomerações.
Cuidados com a higiene respiratória:
- Lenços descartáveis devem estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. Lixeiras com tampa precisam estar ao lado para jogar fora o papel adequadamente.
- Se você está doente ou com febre e sintomas respiratórios, não vá ao trabalho e procure um médico imediatamente, evite contato com familiares e amigos.
- Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível.
- A empresa deve disponibilizar dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro.
- Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem.
Cuidados ao fazer uma viagem de trabalho:
- Assegure-se de checar as últimas informações sobre o avanço nos casos do novo coronavírus no local onde pretende ir.
Avalie os riscos e os benefícios da viagem. É possível postergar ou fazer uma reunião à distância? - Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações do vírus merecem atenção especial ao considerar se vale a pena viajar a um local com muitos casos. Exemplos: pessoas com diabetes e doenças pulmonares ou cardíacas.
- Considere levar álcool-geral para a viagem (e para qualquer lugar) e lave bastante as mãos.
- Saiba quem contatar em caso de infecção pelo novo coronavírus e obedeça as autoridades sanitárias locais.
- Ao voltar de um lugar com surto ativo, fique especialmente atento aos sintomas dessa doença respiratória por 14 dias. A empresa também deve monitorar o indivíduo durante o período.
- Se quaisquer sinais suspeitos aparecerem (tosse e até febre leve), fique em casa, evite contato próximo com os familiares e entre em contato com um médico.
É preciso que entenda que simples precauções fazem uma enorme diferença, inclusive você deve cuidar do seu sistema imunológico, por isso aqui vai umas dicas de como melhorar o seu sistema imunológico:
Cuidados com a alimentação:
- Consumir todos os tipos de alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, auxiliam no bom funcionamento do corpo.
- O inhame é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
- Vegetais de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores.
- Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína que agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático. Por exemplo, ameixa, pimentão, laranja, cenoura, mamão etc.
- O alho, um dos principais temperos da culinária brasileira, protege o coração além de melhorar o sistema imune. Isso porque ele altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias.
Outros cuidados muito importantes:
- Pratique atividades físicas, como caminhada, yoga, vôlei e etc. Os exercícios podem ajudar no controle do peso, condicionamento físico, incluindo capacidade do coração, regulando o funcionamento do corpo. Além disso, também reduzem o estresse, que está diretamente ligado ao baixo funcionamento do sistema imunológico
- Cuide bem do seu sono, dormir é essencial para que o corpo descanse, se recupere e regule suas funções, incluindo o sistema imunológico. Por isso, ao dormir pouco, o nível de cortisol no sangue aumenta, reduzindo a capacidade defensiva do corpo.De acordo com especialistas do sono, o ideal é dormir cerca de sete a nove horas seguidas por noite.
- Evite beber e fumar, essas duas substâncias afetam negativamente todas as células do organismo e interferem em componentes responsáveis por estimular as respostas imunológicas.
- Beba muita água, pelo menos 2 litros de água por dia, a água funciona como um filtro para o corpo. Dessa forma, ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo por meio do suor e da urina.
Precisamos estar alertas sobre o problema, mas por enquanto, existem outros vírus mais preocupantes. A dengue, por exemplo, está explodindo de casos desde o ano passado. Não podemos deixar de nos vacinarmos contra a gripe e de continuarmos com cuidados de prevenção contra o mosquito da dengue!!
Leia também:
O que são Rotinas Administrativas