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O que é Marketing

 

Para que possamos entender sua importância, é necessário primeiro aprender o seu conceito. Em 1967 o Marketing foi definido por Philip Kotler como: “Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”

O que é Marketing?

O Marketing é um conjunto de atividades focadas em entender e atender as necessidades dos consumidores  na geração de valor sobre o produto, e  serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes. Quando falamos de Marketing, mitos pensam que trata-se “apenas de vender seu produto”, mas na verdade é tudo que envolve este processo, desde o planejamento, posição e pesquisa no mercado. Podemos resumir da seguinte forma, o marketing é um acordo entre o que o cliente quer e necessita e os objetivos do seu negócio.

Tipos de Marketing:
  • Marketing Direto

Como o próprio nome diz, o Marketing direto tem como objetivo enviar uma mensagem direta aos seus consumidores, sem usar nenhum tipo de canal intermediário. São exemplos do Marketing direto: e-mail Marketing, telemarketing e venda direta.

  • Marketing Indireto

Tem uma abordagem mais delicada, é uma forma menos óbvia de atingir o potencial cliente,seu objetivo é manter vivo na mente do cliente uma marca, para quando chegar a hora, ele ir atrás desta marca para suprir sua necessidade. Neste caso, são utilizados diversas plataformas para a divulgação do produto/serviço. Esse tipo de marketing costuma ser mais aceito pelo público, porém é preciso manter em mente que os resultados serão a longo prazos.

  • Marketing Social 

Bem diferente dos demais tipos, o Marketing Social trata-se do comportamento humano, é a técnica de vender uma ideia ao invés de um produto. Esse Marketing é mais usado para consciencializar as pessoas, com o foco no bem-estar da sociedade. São exemplos: anúncios sobre o uso cinto de segurança, cuidado com o meio-ambiente e etc.

  • Marketing de Relacionamento 

Muitas empresas erram neste momento, muitos acreditam que após vender o produto, não precisa mais do cliente. Este Marketing trata-se exatamente disto, é o relacionamento com o cliente pós-venda, é através deste momento que as empresas fidelizam seus clientes, seja com cartões de aniversários ou e-mails de agradecimentos.

  • Endomarketing

Este marketing é completamente diferente, ele é voltado para o ambiente interno das empresas, tem como foco tornar a empresa um lugar saudável para trabalhar. Neste modelo de marketing, eles buscam aproximar todos os níveis hierárquicos da empresa, fazendo com que cada um conheça o seu valor dentro da empresa, infelizmente são poucas as empresas que investem neste tipo de marketing.

  • Marketing de Nicho

O Marketing de Nicho tem como objetivo atender a uma demanda específica do mercado, que tem um potencial alto, mas não está sendo explorada. Trata-se de concentrar em nicho de mercado que não está tendo a atenção necessária , ao invés de de tentar competir com um mercado maior. Este tipo de Marketing tem uma enorme vantagem, baixa competitividade no mercado, com maiores clientes em potencial e plataformas de divulgação especificas.

  • Marketing de Fidelização

Este tipo de Marketing, tem como foco a retenção de clientes, usando incentivos e promoções, como descontos, brindes, sorteios e etc. O objetivo é fazer com que aquele cliente compre diversas vezes do seu negócio, ao fazê-lo ele é “recompensado”.

  • Outbound Marketing

Este é o famoso Marketing gritante e também o mais conhecido por nós, são usadas estratégias e ações de Marketing para apresentar seu produto diversas vezes, fazendo com que alcance um grande número de pessoas, mas isso não significa que todas essas pessoas irão comprar. Normalmente são usados por empresas que querem resultados em curto prazos. São exemplos comuns: Banners, comerciais em televisão/rádio, cartazes e etc,

  • Inbound Marketing 

Este é o Marketing tão sonhado pelas empresas, nele a empresa não vai atrás de seus clientes, na verdade seus clientes vão até ela. Trata-se da necessidade e desejo do cliente em comprar tal produto, que faz com que ele procure o fornecedor ideal. Neste tipo de marketing, são usados principalmente, as ferramentas de SEO, ou seja, quando o cliente procura por um produto/serviço em um mecanismo de busca, como o Google, são essas ferramentas que irão te ajudar a aparecer em primeiro, aumentando suas chances da sua empresa ser a escolhida por aquela pessoa.

  • Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos maiores responsáveis pelo aumento do tráfego de pessoas em seu site, trata-se de criar conteúdos úteis relacionados ao seu negócio para o seu público, muitas vezes é usado junto com as ferramentas de SEO. Ao adotar esse tipo de Marketing, você consegue demonstrar experiência no assunto, você também pode compartilhar esses conteúdos nas redes sociais de sua empresa. Porém, é preciso manter em mente que o conteúdo não deve ser um argumento direto ao seu produto, ele deve fornecer algum tipo de valor para seu cliente, para que possa criar uma relação de afinidade com a sua marca. São exemplos comuns: E-books, podcasts, videos no youtube e etc.

  • Marketing Promocional

Também conhecido como Marketing Motivacional, este tipo de marketing tem como foco motivar o cliente a tomar uma decisão e comprar seu produto. Algumas das principais estratégias são sorteios, cupons descontos, amostras do produto e etc.

  • Marketing de Afiliados

Hoje em dia um dos mais usados, funciona como uma espécie de parceria com outras empresas/pessoas, trata-se de pesquisar sites, blog ou artistas que o seu público-alvo “acompanha” e fazer um acordo para que eles possam oferecer o seu produto. Um dos principais exemplos é os influenciadores, que estão sempre divulgando aos seus seguidores produtos/serviços.

 

Basta pesquisar qual se encaixa melhor para a sua empresa e começar a investir!!

 

 

 

 

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