Acessar  | 

Picking: Como aumentar sua eficiência

Picking é o termo que define o processo de separação das mercadorias para envio, trata-se de uma das fases mais importante do processo de expedição de mercadorias. Entre todas as etapas que compõem o processamento de um pedido,  esse é o que merece mais atenção das empresas pela possibilidade de implementar otimizações que reduzam o tempo e os gastos, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade da equipe.

A maioria de vocês devem estar se perguntando: Como ganhar velocidade na tarefa sem perder a qualidade na montagem de pedidos? Primeiro é preciso conhecer seus métodos e estratégias mais eficientes, confira em nosso post sobre Picking.

Recursos do picking

Cada um dos elementos a seguir é necessário para aumentar a eficiência da sua estratégia de picking, levando em conta o ritmo e crescimento da empresa e as metas do seu negócio:

  • Material
  • Processos
  • Equipamentos
  • Sistemas e tecnologia

Como aumentar a eficiência do Picking

Para que sua eficiência seja melhorada, é preciso definir estratégias durante a armazenagem das mercadorias, mudando os procedimentos operacionais e implantação de novas tecnologias.

  1. Produtos com mais saídas em posições estratégicas: Facilite o processo de separação ao identificar quais são os produtos que mais saem dentro do seu armazém. Eles devem ser colocados em pontos estratégicos, de preferência perto da expedição, para diminuir a distância a ser percorrida pelo operador.
  2. Defina o endereçamento logístico: Um sistema de organização do armazém, com bons critérios de endereçamento de corredores e colunas, facilita a localização e aumenta a produtividade, fazendo com que o operador saiba onde são e quais são as mercadores alocadas.
  3. Automatize processos: Investir em um sistema ERP é imprescindível, além de de manter a organização do estoque, aumenta a credibilidade da tarefa realizada.  Essa ferramenta integra operações e permite a visualização de dados relevantes em tempo real, facilitando a criação de inventário e o gerenciamento de riscos.
  4. Reduza o uso da “papelada”: Leitores de código de barras e QR code são tecnologias que tornam mais fácil a atividade de separação. Os documentos em papel tornam o processo mais lento, já que o operador tem de parar a atividade para interpretar, e aumenta a margem para erros ao comparar e reunir informações.

Como é feito a separação no App da Hunes:

Este app juntamente com o nosso ERP Conectus, facilita e torna mais confiável e rápido todo o processo de separação e envio de mercadorias. Confira abaixo essa nova ferramenta.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube, fique por dentro de nossas novidades, treinamentos e muito mais.

Compartilhar:
LiveZilla Live Chat Software