Planejamento e Controle Financeiro
- Data:set 19, 2019
- Autor:Fernanda Souza
- Palavras-chaves:contabilidade, controle financeiro, empresas, feedback, finanças, financeiro, fluxo de caixa, gastos, gestão de custo, gestão empresarial, gestores, integração de dados, negócios, nfe, PDCA, planejamento, planejamento financeiro, software erp, tecnologia
- Categoria:Artigos, Dicas, Post
Muitas pessoas tendem a pensar que ambos são a mesma coisa, porém ao acompanhar este post, você conhecerá suas diferenças e vantagens. Vamos lá!!!
O que é planejamento financeiro e quais são suas vantagens?
Basicamente, o planejamento é quem dita as regras dos passos tomados pelo departamento financeiro, o planejmaneto é usado principalmente para traçar metas e definir açoes para alcançar um já determinado objetivo, como aumento de vendas e etc.
Para que o planejamento seja mais eficaz, o ideal é que o mesmo seja feito todo ano, porém considerando longos prazos, lembrando que o mesmo deve ser acompanhado mensalmente, já que a possibilidade de haver imprevistos são grandes.
Para quem não sabe de sua importância, especialistas afirmam que a falta de planejamento e controle financeiro são um dos principais motivos para o fechamento das empresas brasileiras. Até mesmo porque, sem o acompanhamento e sem dados sobre sua própria empresa, as chances o de não saber como conduzi-la são enormes.
Para quem acha que planejamento é resumido em apenas planejar, aqui vai uma surpresa, trata-se de um ciclo mais amplo ainda, conhecido como PDCA:
– P: Plan – Planejar
– D: Do – Fazer
– C: Check – Checar
– A: Action – Agir
As principais vantagens em realizar um planejamento são:
Definição de Objetivos:
Não é nenhuma novidade que trabalhar fica mais fácil quando sabemos onde queremos chegar, pois facilita o caminho e nos ajuda a tomar as melhores decisões para que possamos realizar o cumprimento das metas, seguindo sempre o caminho mais seguro.
Tomada de Decisão:
Como dito anteriormente, com o planejamento é mais fácil e confiavél tomar decisões, porque você consegue reunir diversas informações sobre o ambiente interno de sua empresa. Algumas perguntas, quando estruturadas, podem te ajudar nas tomadas de decisões, como: O que fazer em tempos de crise, Como a empresa estará nos próximos meses? E etc…
Métodos de Controle:
Ao inico deste post, falamos que o planejamento e controle não são as mesma coisa, porém estão ligados. Durante o planejamento, são definidos também os métodos de controle e quais ferramentas serão utilizadas.
O que é controle financeiro?
O controle financeiro nada mais é do que, um conjunto de ações usadas para garantir que o desempenho do dia a dia se adeque àquilo que foi decidido durante o planejamento. Podemos destacar os seguintes métodos:
– fluxo de caixa
– gestão de custos
– balanço patrimonial
– gestão orçamentaria
Quais são suas vantagens?
Integração de dados:
Neste caso, a tecnologia se torna indispensável e sua maior aliada. Hoje softwares são os responsáveis por integrar e cruzar as informações, agilizando o processo operacional e garantindo informações assertivas sobre e para os departamentos.
Decisão estratégica:
O controle financeira torna possível agir de forma estratégica em cada situação, até porque você terá em suas mãos todo o cenário financeiro da sua empresa, fica muito mais fácil e confiável tomar decisões em momentos cruciais, sem ter que se basear em achismos.
Feedback preciso:
Quando o controle financeiro é realizado corretamente, é ainda mais fácil prestar contas aos superiores, cobrar e até direcionar os colaboradores para a correção de problemas. Tornando possível então manter seus profissionais e departamentos sempre informados sobre oportunidades e falhas.
Como organizar suas finanças?
1- reúna os dados financeiros de sua empresa, como despesas fixas, variáveis e etc. Depois faça um orçamento mensal e uma “projeção” orçamentaria para o ano todo.
2- Faça uma relação completa de suas dívidas e objetivos. Após estar com todos os dados em mãos, prepare seu planejamento financeiro, inicialmente para quitar as dívidas e em seguida defina as metas em curto, médio e longo prazo.
Para colocar tudo em prática, será necessário procurar ajuda, como ferramentas na internet e um auxílio de um consultor especialistas podem ser extremamente importantes.
Ah! e nunca se esqueça de avaliar e acompanhar os resultados, para saber se suas estratégias estão dando certo, de acordo com os objetivos definidos no inicio. Monitorar os resultados é essencial para rever ou até melhor suas estratégias e saber se seus investimentos estão tendo retorno.
- Tenha em mente que o planejamento e controle financeiro tem o poder de tirar o rumo da sua empresa para o fracasso ou sucesso. Lembre-se que os resultados devem ser avaliados em longo prazo, mesmo que suas ações estejam apresentados resultados positivos em curto prazo.
- A emissão de notas fiscais são realizadas diariamente, muitas vezes feitas de forma manual, aumentando a possibilidade de erros, porém existe algumas ferramentas que podem te ajudar ao realizar estas tarefas, como sistemas, que além de fazer a emissão de notas, já enviam as informações para o financeiro, estoque e etc.
Conheça o Conectus, o sistema que realmente faz a total diferença para o seu negócio, não perca tempo e automatize seus processos! Entre em contato .