O que é Picking?
- Data:ago 12, 2019
- Autor:Fernanda Souza
- Palavras-chaves:2019, atualização, business, erp, estoque, gestão de pedidos, gestão empresarial, logistica, organização, packing, pedidos, picking, picking and packing, processo, processos, separação, software, tecnologia
- Categoria:Artigos, Dicas, Post
Order Picking ou Picking como é conhecido, nada mais é do que o processo de separação e preparação dos produtos que serão enviados para determinado pedido, para que sejam entregue corretamente ao consumidor.
Quais são os tipos de Picking?
Picking por zona -> Neste modelo, é necessário a atuação conjunta de vários operadores, para que cada um receba os produtos específicos de sua responsabilidade. Por exemplo, a zona 1 ficará responsável pelos copos, enquanto os responsáveis pela zona 2 cuidam dos pratos.
- Vantagens: O operador fica altamente especializado na sua função, aumentando a produtividade e ganhando escala, grande flexibilidade, permitindo que diferentes equipamentos sejam utilizados e diminui o deslocamentos dos operadores.
- Desvantagens: Pode ser que o operador “fique perdido” e gere prejuízo ao trocar de etapa, aumento da movimentação da carga de trabalho para diferentes zonas.
Picking por lote -> Já neste modelo, todas as mercadorias já são separadas em uma só vez, fazendo com que tenha um número menor de movimentações e deslocamentos no interior do armazém.
- Vantagens: Aumento de produtividade, diminuição do deslocamento por pedido, diminuição do tempo de viagem, já que em uma só viagem o coleta um conjunto de pedidos.
- Desvantagens: Maior chance de erros na separação e organização dos pedidos.
Picking por onda -> Já no picking por onda, é a coleta de um determinado tipo de produto, em um determinado período de tempo. Esse modelo de Picking, leva em conta a demanda e quantidade de pedidos emitidos. É necessário ter uma integração com sistemas para garantir antecipação e agilidade.
- Vantagens: Pode ser utilizado com outros modelos de Picking.
- Desvantagens: É preciso ter uma boa comunicação com o departamento de vendas, para que possa garantir antecipação, organização e agilidade.
Picking discreto -> Nesse caso os produtos ficam em prateleiras e o operário pega um produto por vez, até que o pedido esteja completo, levando para a preparação de encomendas.
- Vantagens: Menores chances de erro, já que somente uma pessoa cuida de todo o processo e de somente um pedido.
- Desvantagens: Mais operadores precisam ser designados, conforme o número de pedidos, baixa produtividade por conta da quantidade de deslocações que o operário precisa fazer para finalizar o pedido.
Bucket brigades -> Essa estratégia desenvolvidas por professores da Geógia Tech, tem como encargo auto-balancear as linhas de produção dessas empresas, ou seja, o sistema se auto-organiza, conforme o aumento ou diminuição dos pedidos, evitando que haja o sobrecarregamento em operadores e máquinas. É necessário ser feito ajustes periódicos e que seja utilizado as mais precisas e atualizadas informações.
- Vantagens: Mais ágil e flexível pelo auto-ajuste aumento de unidades processadas, trabalho secundário reduzido e não aumenta e nem diminui a ocupação dos operadores.
- Desvantagens: Exige uma coordenação rigorosa entre os operadores e constantes atualizações.
Já conhece o Conectus? O software ERP que vai potencializar a sua gestão, clique aqui e veja como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa!