Acessar  | 

O que é uma gestão estratégica?

Podemos dizer de forma resumida, a gestão estratégica é um conjunto de objetivos definidos pelos principais gestores da empresa, que levam em consideração os ambientes da empresa, ou seja, o ambiente interno e externo. Os executivos são responsáveis por determinar os principais objetivos da empresa, em determinado período de tempo, além de também serem responsáveis por definir como serão alcançados esses objetivos e destinar recursos para que essas metas sejam alcançadas.

Não é nenhuma surpresa que grandes empresas já estejam acostumadas com esse tipo de gestão, o que muitos não sabem é que pequenas empresas também podem tirar benefício desse tipo de gestão, para turbinar seu crescimento, podendo fazer isso sem grandes orçamentos para gastar no planejamento.

Quais são os principais benefícios da Gestão Estratégica?

  • Ganho de tempo e economia de recursos.
  • Todos os setores trabalham em conjunto.
  • A empresa se torna mais proativa.
  • A empresa ganha um senso de direção.

Como aplicar na prática?

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da sua gestão atual, faça um levantamento de sua situação atual.

  1. Como estão os meus indicadores de venda?
  2. Quais produtos temos atualmente?
  3. Como nossa marca é vista atualmente?
  4. Como nossa marca está em relação aos concorrentes?
  5. Quem são nossos concorrentes atuais?
  6. Quais estratégias eles estão usando?

Para o segundo passo, é preciso que os gestores se reúnam para apresentar soluções para cada uma dessas questões, vai ser preciso:

  • Explorar novas ferramentas de gestão.
  • Capacitar a sua equipe.
  • Avaliar a concorrência no mercado (isso é primordial e deve ser feito periodicamente)
  • Conhecer melhor o seu consumidor (como pensam, o que esperam da sua empresa/produto, seus hábitos e gostos).

Por último, é hora de colocar as soluções pensadas em prática, sempre levando em consideração a otimização, focando nas metas estabelecidas. É preciso ter em mente que a gestão estratégica é um processo de aprendizado continuo, esse conjunto de ações devem sempre fazer parte do funcionamento da empresa, não vale começar e parar, mantenha o foco e as coisas acontecendo, acompanhe e busque sempre melhorar os resultados.

Compartilhar:
window.rwbp={email:'humberto@hunes.com.br',phone:'+551151828000',message:'Olá, gostaria de conhecer mais sobre a ferramenta!',lang:'pt-BR'}
Precisa de ajuda?
LiveZilla Live Chat Software