Conheça os piores hábitos de liderança

Já ouviu falar na existência dos líderes tóxicos? Não? Então conheça os hábitos dos líderes tóxicos, caso você se identifique com algumas das descrições abaixo, acho que esta na hora de você reavaliar como esta liderando sua equipe. Boa leitura!

1- Expor as pessoas de maneira negativa.

Se as pessoas já se sentem um certo medo de se expor em público, imagine então ser corrigida na frente de todos. Quando um líder resolve fazer isso com o seu pessoal,faz com que as emoções negativas fiquem “à flor da pele”, a pessoa se sente humilhada, coagida e desvalorizada e muitas vezes se sentem incapazes. O único resultado que conseguirá tendo essa atitude é a improdutividade, fazendo com que sua equipe fique “travada” por ter medo de errar. Por isso, caso passe por uma situação que precise de um feedback imediato, chame a pessoa para conversar em particular, corrigindo sem ofender, isso requer técnica e sabedoria.

2- Não dar feedback.

Quando você resolve não dar o feedback para sua equipe, você esta prejudicando o seu desenvolvimento, são muito os líderes que não consideram o feedback importante, porém quando você não da o retorno sobre o trabalho que sua equipe está fazendo, passa a impressão de que o trabalho deles não tem importância, tanto faz ser bem feito ou não, além de privá-los da oportunidade de melhorar seu desempenho. Por isso, dê o feedback regularmente, tanto positivo, quanto negativo, faça com que sua equipe melhor e incentive-os.

3- Não aceitar opiniões.

Toda equipe precisa ter uma boa comunicação, porém são muito os líderes que não aceitam feedback de sua equipe e acabam fechando esse canal de comunicação. Para muitos, ser líder é apenas distribuir ordens e esquecem que todo o resultado somente virá se todos souberem trabalhar em equipe, saber ser humilde para aceitar uma opinião diferente e até uma crítica por parte da equipe requer flexibilidade, uma mente preparada e controle das emoções. Você não aceitar opiniões, apenas irá contribuir para um péssimo desenvolvimento da equipe, além de transformar o local de trabalho um ambiente de fofocas, onde as pessoas falam “por trás”, não obtendo o hábito de serem honestos uns com os outros.

4- Priorizar algum funcionário por ter mais afinidade.

praticar o favoritismo, é uma das piores coisas que um líder pode fazer, afeta diretamente na equipe, por muitas vezes o favorecido também é afetado, sendo alvo de fofocas e até exclusão por parte da equipe. São muitos os casos em que o líder facilita o caminho para as pessoas mais próximas dele, seja para conseguir aquela folga um dia antes do feriado, dar a parte mais fácil do trabalho e até mesmo favorecer no atingimento das metas. Isso sem dúvidas, é um dos maiores causadores da desmotivação da equipe e surgimento de brigas.

5- Não incentivar.

Não motivar sua equipe faz com que pensem que seu esforço não vale a pena, acredite, as pessoas precisam de elogias pára que busquem a perfeição. Se você não reconhece pequenas ou grandes superações, saiba que esta sendo um líder tóxico, um simples elogio pode aumentar a autoestima e também a qualidade com que ela executa a sua função. Mas cuidado, o elogio só tem este poder transformador se for feito de forma verdadeira, caso contrário irá passar a ideia de manipulação ou até mesmo bajulação.

6- Não enxergar as habilidades diferentes na equipe.

Quando você resolve ver sua equipe apenas como “resultado”, perde a oportunidade de aproveitar o que cada um tem de melhor ou para a equipe como um todo. Se você começa a observar mais sua equipe, conseguirá conhecer melhor as características de cada pessoa, podendo então atribuir melhor tarefas  e definir metas com base em suas habilidades.

7- Saber separar o pessoal do profissional.

Uma pessoa egocêntrica e que não esta preparada para ter o cargo de líder, com muita frequência, cometem o erro primário de levar algo para o pessoal. Não é nenhuma novidade que uma em empresa existe todos os tipos de pessoa cabe ao líder da equipe saber trabalhar com cada uma delas, independentemente de suas falhas ou falta de carácter. Os únicos resultados que conseguirá levando as coisas para o pessoal são demissões injustas, perseguições sem fundamento e abuso de poder, fazendo com que sua credibilidade e habilidades sejam questionadas.

8- Pensar somente nos resultados.

Um líder que só pensa nos resultados, não levando em conta o bem estar da sua equipe, deve saber que esta fracassando em sua posição. Quando não há empatia real pelo outro, a comunicação perde totalmente sua força. Um líder deve ir além, deve saber sobre a vida do pessoal de sua equipe, deve saber sobre sua família, metas pessoais etc, tudo isso com um verdadeiro interesse em saber sobre o próximo. Um líder que não se importa com os outros membros de equipe, perdeu seus princípios sobre liderança, este líder precisa urgentemente rever seu papel e conceitos, pois “um liderar pessoas é antes de tudo se preocupar com elas”.

9- Não assumir as responsabilidades

Um péssimo líder sempre irá culpar às outras pessoas por suas falhas  e “roubar” todo os créditos dos sucessos conquistados em equipe, já dizia o autor Idalberto Chiavenato “As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, depende da maneira como elas são tratadas”. Se o líder as trata como culpada, terá sem dúvidas, pessoas que acreditarão que são, fazendo com que sua equipe perca toda a confiança em sí mesmo, tornando-a desmotivada. Por isso, nunca pegue os créditos somente para si  e saiba assumir as responsabilidades de suas escolhas.

” Liderar não é impor, liderar é despertar nos outros a vontade de fazer”.

 

 

 

 

Compartilhar:
LiveZilla Live Chat Software