5 Dicas para se tornar um profissional produtivo

Antes de iniciarmos, faça uma autoavaliação, de 0 a 10 o quão produtivo você é em seu trabalho? É importante que você tenha em mente que independente do resultado, é sempre possível melhorar, foi pensando exatamente nisso, que separamos estas 5 dicas que fará com que sua produtividade aumente, isso claro, se você segui-las sem exceção.

Ao não planejar seu dia a dia, até mesmo na vida pessoal, o ser humano sente-se mais exposto a falhas, sentindo-se pressionado, gerando um sentimento de frustração, sem conseguir atingir suas metas e realizar seus afazeres em sua jornada de trabalho, fazendo com que seja necessário levar trabalho para casa (somente piorando o estado de nervosismo e aumentando a sensação de frustração). Para que isso não aconteça, faça uma cronograma, liste todas as suas tarefas, separando-as por prazo e prioridade (não esqueça de adequar este cronograma aos seus hábitos e rotina). Estabeleça um tempo para cada uma de suas tarefas e coloque suas energias em finalizá-las neste tempo.

1- Considere imprevistos.

Imprevistos atrapalham qualquer coisa, mas não será capaz de atrapalhar seu planejamento, por isso leve-os em conta, tenha sempre o famoso “plano B”.” O escritório ficou sem luz, seus filhos ou até mesmo você não esta bem de saúde?” pense nos mais comuns, reserve um tempo para que consiga realizar suas tarefas em menor escala, isto não significa que você precisa realizar determinada tarefa em tempo recorde, significa que dentro de seu planejamento haverá um tempo para pequenas coisas de nosso dia a dia.

2- Identifique seus períodos de produtividade.

Para que possa compensar este tempo perdido durante os imprevistos, existe nossos “períodos de produtividade”, este tempo vai possibilitar uma chance de equilibrar as coisas. Todos nós temos um período em que somos mais produtivos, podendo ser durante a madrugada, pela manhã, após o almoço, enfim, identifique estes períodos e programa-se para que as tarefas mais difíceis, que levam mais tempo, sejam feitas neste período, desta forma você estrá ganhando tempo e fazendo que nos dias restantes sobre somente atividades mais leves.

3- Faça uma coisa de cada vez.

Caso você possua diversas tarefas que exijam um alto nível de concentração, mantenha o foco em realizá-las uma de cada vez. Não tente parecer multitarefas nestes casos, pois os trabalhos podem até ser concluídos, mas perderão a qualidade e atrapalharão em outros processos futuros. Tarefas que não possuem importância e estão na lista apenas por serem agradáveis, precisam ser removidas por completos.

4- Priorize o que deve ser feito.

Avalia-se constantemente e as coisas que você faz, refletindo sobre a sua real importância naquele momento. Você descobrirá um monte de atividades que além de tomar seu tempo, não estão levando a lugar nenhum. Corte ou adie essas tarefas para focar no que realmente importa, as tarefas adiadas você pode adicionar em uma nova lista, faça da sua lista um hábito de controle, sendo assim, faça uma lista adaptável para adicionar tarefas que surgirem e tiverem menas importância.

5- Aprenda a dizer não.

Parece ser algo comum e fácil de se fazer, mas muitas pessoas tem dificuldade em dizer não, tornando isso um grande problema, já que vão acumulando-se ainda mais tarefas. Dizer sim apenas para agradar, faz com que você perca um tempo desnecessário com tarefas que não são relacionadas aos seus objetivos e muitas vezes não são importantes. Por isso, tenha cuidado com os aproveitadores de plantão, foque em seus objetivos e nas suas próprias obrigações.

6- Dica bônus.

Recompense a si mesmo, seja tomar um café em seu lugar favorito, ou ir ao Happy Hour com os amigos, é extremamente importante animar-se e constantemente umas das coisas mais esquecidas, estabeleça recompensas por alcançar suas metas, diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Por exemplo, no caso da meta anual, faça uma viagem ou compre algo que você deseja a muito tempo.

 

(Dê uma recompensa ao seu cérebro todos os dias, deixe-o descansar por alguns minutos, faça uma pausa para tomar café ou jogar conversa fora, essas pequenas pausas vão permitir que seu cérebro possa dar uma aliviada e se recupere para voltar ao trabalho).

*Lembrem-se, tudo vai depender da sua vontade e dedicação, por isso, levante-se e reaja, as grandes mudanças são feitas fora da zona de conforto.

 

Compartilhar:
LiveZilla Live Chat Software