Qual a importância de um bom controle financeiro na sua empresa?
- Data:fev 13, 2019
- Autor:Fernanda Souza
- Palavras-chaves:controle financeiro, erp, financeiro, gestão empresarial, gestão financeira, negócios, tecnologia
- Categoria:Sem categoria
Assim como na vida pessoal, é de extrema importância que haja um bom controle financeiro em sua empresa, para que não ocorra desperdícios, gastos inesperados ou até para evitar que sua empresa fique no vermelho.
O que é a Gestão Financeira?
A gestão financeira é responsável por ter o controle de todos os recursos monetários do negócio, seu principal objetivo é garantir o máximo de aproveitamento para todos os recursos disponíveis e, com isso, evitar desperdícios. Entre as atividades que são executadas por ela, há a análise de recursos, a aprovação de investimentos e a busca constante por desperdícios financeiros. Além disso, ela pode apoiar na gestão de contratos, na contratação de fornecedores e na otimização de outras rotinas que necessitam de espaço no orçamento da empresa.
Como funciona o Controle Financeiro?
O controle financeiro é o que permite o gerenciamento das verbas disponíveis da melhor forma possível. É o que vai garantir que os gestores possam encontrar os problemas com antecedência, conseguindo avaliar a atual situação da empresa, e assim, tomar decisões com segurança e precisão.
Os principais pontos do controle financeiro são:
- o controle do fluxo de caixa;
- a gestão dos pagamentos e das cobranças;
- a gestão do capital de giro;
- a apuração dos resultados financeiros.
- o controle de notas fiscais;
- o controle de estoque;
- o corte de gastos;
- o corte de desperdícios;
- o planejamento financeiro.
Qual a sua importância para as empresas?
No atual mercado com a alta competitividade entre empresas, temos a clara visão de só tende a piorar, por isso, o controle financeiro é crucial, ele garante que as empresas mantenham-se “competitivas” a médio e longo prazo, sem isto, a estabilidade da empresa é comprometida, atingindo diretamente a sua capacidade de atingir as suas metas e principais objetivos.
São alguns dos impactos causado pelo controle financeiro:
- Maior visão sobre o fluxo de recursos
- Possibilidade de estruturar com qualidade o orçamento
- Identificação de pontos que demandam investimentos e estão com desperdícios
- Melhora a tomada de decisões
Os principais erros cometidos ao fazer o Controle Financeiro
- Processos não atualizados
- Ausência de um planejamento de longo e médio prazo
- Contas a receber e a pagar atrasadas
- Sem controle de contas
- Baixo controle sobre o fluxo de caixa
- Não saber calcular o preço de venda do produto
- Rotinas de gestão financeira com pouco nível de automação
- Ausência de indicadores de performance eficazes
Como automatizar o Controle Financeiro empresarial
A tecnologia pode ser uma grande aliada para que as empresas tenham maior controle financeiro, investindo nas ferramentas corretas a empresa consegue diminuir o desperdício de recursos e ter uma rotina de gestão mais segura.
A solução de que tanto falamos, chama-se Software ERP, ou melhor dizendo, sistema de gestão integrada, é uma ferramenta para a administração automatizada e que pode ser integrada a todas as áreas de controle da empresa. Agora, focando em como funciona para o controle financeiro, este sistema consegue avaliar com precisão a melhor maneira de realizar investimentos, a distribuição de recursos e outros fatores que podem ser utilizados para otimizar as suas rotinas administrativas a médio e longo prazo, consequentemente, ganhando ainda mais tempo. Com uma estrutura financeira mais confiável e rápida, seu negócio se tornará ainda mais capaz de lidar com os desafios diários e renderá ainda mais lucro, não somente isso, mais os investimentos se tornarão mais precisos e seguros, já que, o controle financeiro sendo feito manualmente tem uma margem de erro ainda maior. Tendo isto feito de forma mais segura e capacitada, seu negócio terá uma busca por parceiros comerciantes e investidores com mais sucesso e segurança.
Podemos dizer enfim, que o controle financeiro é o coração do negócio, com ele você terá o equilíbrio perfeito entre seus investimentos inteligentes e uma rotina administrativa bem estruturada, a empresa conseguirá responder a demanda do mercado, sem grandes dificuldades, uma vez que seus riscos de erro serão baixos, consequentemente, aumentando suas chances de criar oportunidades de venda, para que suas metas sejam alcançadas. Ou seja, a boa gestão financeira é a chave para se ter uma companhia saudável e capaz de enfrentar os desafios existentes.
Veja também:
Por que não usar planilhas do Excel para administrar sua empresa