Por que não usar planilhas do Excel para administrar sua empresa?

Nós sabemos que antigamente todos os dados e gestão era feita por meio de uma ferramenta chamada Excel, porém, como o mundo não para, as formas de administrar também não, uma ferramenta que antes era vista como segura, hoje se tornou muito arriscada, iremos apresentar ao longo deste artigo as desvantagens de usar o Excel para a gestão do seu negócio, será impossível não repensar sobre o uso desta ferramenta.

O objetivo deste post é mostrar como o uso do Excel pode estar fazendo sua empresa perder tempo e dinheiro independentemente de qual seja o departamento que esteja usando, ficou interessado? acompanhe até o final!

 

  •  DIFÍCIL DE USAR

Sabemos que o Excel em si, tem diversas formulas  que podem nos ajudar na criação de planilhas, porém para que seja eficiente é preciso conhecer e dominar as mesmas, exigindo assim um grande tempo para que o usuário possa “programa-lá”.

 

  • MUITO TEMPO GASTO

Sabemos que trabalhar atualizando planilhas diariamente se torna cansativo com o passar do tempo (muitas vezes acontece em um tempo curto),  afetando diretamente o funcionário, que acaba perdendo totalmente a vontade de trabalhar, diminuindo sua produtividade e o desenvolvimento de sua empresa. Por muitas vezes, serem os gestores ou funcionários de confiança responsáveis pela atualização destas informações, acabam por diminuir o tempo de gestão da empresa.

 

  • EMISSÃO DE RELATÓRIOS NÃO CONFIÁVEIS 

É importante lembrar que o Excel não é uma base de dados confiável, principalmente quando se trata da emissão de relatórios, pois sabemos que ela não pode armazenar dados e nem documentos em outros formatos para aquisição de relatórios, as funções são limitadas.

 

  • AMBIENTE INSEGURO 

Sabemos que estamos na era da internet, por mais que tenha trago grandes vantagens e alcance para informações, também nos deixou expostos para maiores perigos, por isso guardar dados de sua empresa se tornou essencial e quanto mais seguros estiverem melhor. O vazamento de informações pode trazer grandes prejuízos, para você e seus clientes, além de ocasionar o atraso nos compromissos e em casos extremos, problemas fiscais.

Dados em planilhas são bastante inseguros, pois podem ser alterados, apagados e copiados por qualquer pessoa, imaginem se há perca ou roubo da maquina (computador), estas informações podem cair nas mãos erradas, colocando você e seus funcionários em risco.

Mas como todos os problemas, existe uma solução para acabar com o uso de planilhas, chamados Softwares ERP.

 

 

CONHECENDO O ATÉ ENTÃO DESCONHECIDO ERP

O ERP, abreviação para “planejamento de recursos da empresa” em inglês, é muito importante e utilizado para a gestão de empresas, independente de seu porte. Com o ERP, você consegue fazer com que a rotina de sua empresa se torne mais organizada, eficaz, acessível e rápida.

Por exemplo, o uso na parte de vendas, você consegue ter maior controle sobre seu estoque, organização dos seus clientes,obtendo relatórios mais precisos, ajudando nas tomadas de decisões.

Há ainda mais vantagens em obter um software ERP, ele possui maior segurança, pois conta com criptografia, permite a adição  de dados e documentos de diferentes formatos, dando assim, uma melhor análise de dados para que crie estratégias para o sucesso de seu negócio. É possível encontrar ERP’s completamente “atualizados”, que “tenham” o Bloco-K, por exemplo.  Sendo assim, podemos considerar a substituição das planilhas de Excel por um sistema ERP, não acha?

 

Não se preocupem, a Hunes Tecnologia estará sempre à sua disposição, entre em contato para mais informações, ou acesse o nosso chat online.

 

Compartilhar:
LiveZilla Live Chat Software